top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuo Pan

Recados do I Ching

Atualizado: 26 de ago. de 2022


Semanas atrás, num dia de semana qualquer, quando abri os olhos de manhã, depois de uma noite não tão bem dormida, senti um chamado para abrir o I Ching, que para quem não sabe é um dos livros mais importantes histórica e culturalmente na China e é mundialmente conhecido por sua importância como uma das melhores obras da filosofia. Naquela manhã, eu estava em um processo pessoal e de tomadas de decisão bem importantes, que afetariam não só a minha vida profissional, mas a vida de uma forma geral. Quando estou nessas fases eu normalmente me recolho, olho para dentro e busco deixar minha pineal livre para me levar pelo caminho dos sentidos. E foi isso que eu fiz, segui o impulso, o chamado interior e abri o I Ching. Na ocasião a minha tiragem trouxe o Hexagrama 27 YI que na tradução do Mandarim é nomeado "Nutrição":


Hexagrama 27 - YI "A nutrição implica numa escolha renovada a cada instante, do que se ingere e do que se fala. As opções revelam.

Os ingredientes que entram e saem pela boca correspondem a evolução da pessoa naquele momento e o que é capaz de absorver, pois as palavras proferidas são fruto de uma assimilação, e de uma elaboração interna: o que de um discurso ou de uma leitura se assimila corresponde ao seu grau de evolução.

Para conhecer uma pessoa, basta observar do que ela se nutre, e quais os aspectos de si mesma que ela melhor alimenta. Cada escolha implica numa futura frutificação interna, revigorando células vivas pensamentos e emoções que povoam no cotidiano, em doses pequenas porém contínuas. É fundamental prestar atenção ao que se ingere, pois viver implica numa ininterrupta opção de nutrir alguma parte de si mesmo."


- I Ching O livro das Mutações _ Alayde Mutzenbecher



O I Ching trouxe para o consciente e em palavras aquilo que estava lá pulsando no meu mundo interno e foi como se o Sol tivesse saído por de trás das nuvens para selar os caminhos que eu estava escolhendo para mim. Só que o calorzinho no peito foi tão grande que resolvi compartilhar a tiragem em uma rede social, pensando: - quem sabe faz sentido para mais pessoas além de mim. E fez!!


Isso porque o I Ching é muito mais do que um oráculo. É um livro de sabedoria estudado e reconhecido há muitos séculos por sinólogos, filósofos, pensadores, historiadores e psicólogos como uma obra profunda sobre a vida e o ser humano. A base de toda a filosofia apresentada no I Ching é a natureza e o movimento ininterrupto de duas forças opostas e complementares que são primordias à vida humanada na Terra: Yin & Yang. “Tudo se resume à malha de conexões dos pólos positivo e negativo, em todas as variações possíveis.” (Mutzenbecher, 2005, p.13)


O texto do I Ching é a base da medicina tradicional chinesa, das artes e ciências relacionadas ao ambiente como o Feng Shui, constitui também a base da caligrafia e pintura chinesas e todas as artes marciais do oriente. Jung fundamentou no texto do I Ching suas argumentações sobre inconsciente coletivo e a sincronicidade e tantos outros estudiosos e pesquisadores perceberam a importância da sabedoria que ele contém e o trouxeram como base para tantos trabalhos, teorias e práticas que conhecemos hoje como parte do nosso dia-a-dia.


E é por saber disso tudo e por ter me fortalecido naquilo que me nutre, que é compartilhar meus aprendizados e conhecimentos, que decidi compartilhar semanalmente meu ritual de tiragem do I Ching pelo canal do Telegram da Luo Pan.

Penso que em tempos de tantas incertezas e instabilidade, tudo que nos traz fortaleza, tudo que traz à luz do consciente o nosso potencial e força interior é válido de nossa atenção. Por isso, se você sentiu um calorzinho no peito e quer receber toda semana as pérolas de sabedoria que o I Ching pode te oferecer você só precisa estar inscrito no nosso canal no Telegram. ATUALIZAÇÃO: Desativamos nosso canal no Telegram após um ano, e decidimos concentrar nossas trocas com vocês pelas nossas listas de transmissão no Whatsapp e Instagram. Que todos os seres possam ser beneficiar. Renata Ayra



Renata Teixeira é mentora, consultora e terapeuta integrativa há mais de 15 anos, com uma formação ampla que vai da Administração de Empresas, Massoterapia Chinesa, às terapias de ambientes em que é especializada, até a Programação Neurolinguística e a Constelação Sistêmica Familiar. É cofundadora da Luo Pan Artes e Ciências Orientais e criadora do curso de Formação em Feng Shui Clássico Chinês e Astrologia Chinesa Luo Pan. Atualmente, além de realizar atendimentos individuais e Mentorias em Processos de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, atua como Produtora na organização de viagens guiadas e eventos ligados ao autoconhecimento em parceria com colegas terapeutas.


Renata Teixeira – Atendimentos Individuais - Mentorias - Vivências e Viagens Guiadas

41 9 9116-9245 (whatsapp)


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page