top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuo Pan

O Ano Novo Chinês e o Envelope Vermelho

Atualizado: 26 de ago. de 2022

Eu gosto bastante de estudar e quando um assunto me interessa eu acabo indo atrás de informações, leituras, cursos relacionados para que eu possa me aprofundar, eu gosto mesmo é de mergulhar nas profundezas do que me encanta. Foi num desses “mergulhos” que eu conheci uma tradição chinesa nas comemorações do Ano Novo Chinês: o Envelope Vermelho. Gostei tanto que a incorporei com algumas adaptações em meus rituais de virada de ano. Como tenho obtido bastante resultados com o ritual que criei a partir da tradição chinesa, resolvi compartilhar por aqui. Afinal o Ano Novo Chinês está "virando a esquina", então podemos aproveitar que muitas mentes e corações ao redor do mundo estarão conectadas na transição de ciclos (gerando um campo eletromagnético poderoso), para potencializar o alcance dos nossos desejos para o Ano Novo. Então, vamos lá!

Mas antes, um pouquinho da história da tradição do Envelope Vermelho para nos situarmos.



No Ano Novo Lunar é tradição chinesa presentear amigos e familiares com um belo envelope vermelho que é conhecido como hóngbāo. Mas não é um envelope qualquer; e sim um envelope vermelho, novo, sempre cheio de dinheiro – ele simboliza bons votos e sorte para o novo ano que se aproxima. É interessante observar que a importância do hóngbāo não é o dinheiro que está dentro; e sim o próprio envelope, já que a cor vermelha simboliza boa sorte e prosperidade nas culturas chinesas e outras culturas do leste asiático.


Há algumas regras e costumes para a entrega dos Envelopes Vermelhos, por exemplo:

Apenas notas limpas e novas devem ser colocadas em um hóngbāo, por isso é comum ver longas filas nos bancos chineses enquanto as pessoas tentam trocar suas notas velhas e amassadas no período que antecede o Ano Novo chinês. Outra regra interessante de compartilhar aqui é a de não colocar quantidades em dinheiro que inclua o número '4' - ou seja, nem 4, 40 ou 400, pois a pronúncia de “quatro” em chinês soa como a palavra morte que é a energia oposta a do momento que é a de nascimento. Já quantidades incluindo o número '8' trazem boa sorte e prosperidade, então “use e abuse” do 8!


Quem já participou de algum dos eventos de Ano Novo da Luo Pan sabe que nós trouxemos um pouquinho dessa tradição para as nossas comemorações de Ano Novo chinês e a cada virada de ano renovamos nossos focos, objetivos e metas na conexão profunda com a matriz de prosperidade individual de cada um. Gosto sempre de lembrar que nossa vida é feita de ciclos, uma dança interminável do Yin&Yang, uma espiral de luz em movimento ininterrupto. Num momento a energia é ascendente, criativa, expansiva, no seguinte é descendente, receptiva, introspectiva e concentrada. O fim de um ciclo coincide sempre com o início de outro e por isso qualquer ponto de transição se torna tão especial.


Então, no Ritual do Envelope Vermelho que eu proponho nas viradas de ano chinês e que vou compartilhar aqui, nós o fazemos o envelope para nós mesmos e sempre começamos com um ritual de purificação de tudo que passou. Para quem tem uma lista de resoluções ou já tem um Envelope Vermelho do ano anterior (feito com a Luo Pan) essa é a hora de se despedir deles e abrir espaço para o novo.

Alguns podem preferir fazer este ritual de purificação na virada do ano ocidental, dia 31 de dezembro, mas ele pode ser feito também no dia anterior ao Ano Novo Chinês (basta acompanhar o calendário chinês a cada ano). Sabendo então, do campo poderoso de energia positiva que é gerado na Terra em toda troca de ciclos anuais, a ideia é conectarmo-nos com essa onda de luz e aproveitar sua potência para que nossos intentos mais puros e amorosos possam ser levados até as esferas mais elevadas e assim serem plasmados na nossa realidade física.


No dia anterior a virada de ano novo separe um tempo só para si e se tiver a lista de resoluções que fez para o ano que está findando a mantenha com você. Para quem fez o envelope vermelho em alguma das vivências de Ano Novo da Luo Pan, com todas as suas metas, desejos auspiciosos e o dinheiro, tenha-o em mãos. Além disso, você vai precisar de fogo (isqueiro ou palitos de fósforo) e uma tigela ou recipiente em que você possa queimar papéis (lembre-se de certificar-se fazer isso tudo em local seguro para mexer com fogo).


Em um estado de silêncio interior coloque-se em conexão, por intenção, a estados mais elevados de consciência. Respire profundamente e foque sua atenção no momento presente. Peça a bênção e proteção da sua hierarquia de luz, seus anjos da guarda, protetores e mentores. Então, abra a sua lista ou o seu envelope vermelho e leia tudo que estava escrito, tudo que a sua versão do início do ano escolheu como foco e objetivo para este período. Durante a leitura, a cada meta, objetivo alcançado pare um minuto. Agradeça! Agradeça a si mesmo ou a si mesma por ter se permitido, por ter se dedicado, por ter aceitado os fluxos e feito acontecer. Reviva e colha o bem-estar de cada conquista.

Respire
Ilustração Laura Pires

Da mesma forma, a cada item não realizado pare outro minuto e agradeça!!! Pode parecer estranho agradecer por aquilo que você não conseguiu, mas acredite é libertador e ”empoderador” e eu vou dizer o porquê.

Quando nos deixamos levar pela frustração de algo que não deu “certo” ou que não aconteceu no tempo que queríamos ou da maneira que gostaríamos, nós corremos o grande e perigoso risco de nos engatarmos no passado e perdermos nossa energia vital, enfraquecendo nossa força para lidar com o presente. E mais preocupante ainda, nós desabonamos toda a caminhada que fizemos até o hoje, enfraquecendo nossa autoconfiança e autoestima.


Cada tropeço, cada erro, cada derrota marca a nossa estrutura, a nossa psique, nos “moldando” no que somos hoje, no aqui e no agora. Cada escolha que nos trouxe até aqui recebeu influências também das nossas dinâmicas pessoais e sistêmicas familiares, dos nossos relacionamentos, da nossa astrologia, do meio ambiente e de muitas outras variáveis, mas é importante lembrar que escolhemos o que escolhemos sempre com o que temos disponível naquele momento, naquele presente, naquele agora. Não era para estarmos em nenhuma outra situação, posição, ou condição diferente da que estamos agora. Estamos exatamente onde deveríamos estar. Ninguém escolhe conscientemente para si algo que vai de alguma forma lhe prejudicar, nós sempre escolhemos no agora, com o montante de informações e consciência daquele momento pensando sempre no melhor para nós. E a cada momento "acertamos", “erramos", caímos, nos levantamos, crescemos, aprendemos e isso nos permite fazer escolhas diferentes quando esbarramos com opções semelhantes em tempos diferentes da vida.


Então, olhe para seu caminho no ano que passou com esse olhar de gratidão por você ter seguido caminhando, mesmo que com dores nos pés, mesmo que tenha caído em buracos por ter perdido o aviso de vista, mesmo que tenha tropeçado em pedras semelhantes no caminho. Foram suas escolhas, foram seus tombos, suas superações, seus aprendizados! Só você sabe o que é ser você. Só você sabe o quanto custa cada escolha, cada renúncia, cada acordo, cada passo. A estrada é sua, o caminho é seu e só você pode trilhar. Por isso, você está exatamente onde deveria estar, porque fez as escolhas pagando os preços do seu bolso.


Depois dessa depuração, queime essa lista com o coração cheio dessa gratidão! Por si,

pela ajuda que teve no caminho, pela vida que recebeu e deixe o papel queimar com tudo que está nele. Imagine o fogo a sua frente tornando-se violeta e se expandindo pelo o seu corpo transmutando tudo que de alguma forma ficou desarmônico. Com gratidão pelos aprendizados, mas deixe ir, deixe queimar. Criamos couraças pelo caminho para poder chegar a linha final, mas agora já não são mais necessárias. Deixe ir o que não serve mais. Deixe ir.


Quando sentir que está pleno/a, imagine que fogueira violeta vai voltando para dentro

do seu coração e para o fogo que está a sua frente queimando os papeis que ali você deixou. No seu coração a chama que era violeta se torna colorida em azul, rosa e um amarelo dourado e neste momento você pode determinar em decreto e, de preferência, em voz alta: eu agora me abro ao que há de melhor em mim e no mundo. Eu sou a minha melhor versão.


Permita-se ficar com o eco das palavras por alguns segundos. Sinta.

E assim com o coração cheio do que há de melhor em si você está pronto/a para começar a programação do Envelope Vermelho de Ano Novo.



Se você estiver fazendo o ritual de purificação no dia da virada de ano lunar (Ano Novo chinês) você pode programar seu novo Envelope Vermelho na sequência aproveitando inclusive a energia do fogo que está a sua frente. Mas se estiver fazendo a purificação em um dia diferente é interessante fazer todo o ritual de conexão em silêncio novamente para só então iniciar a programação do seu novo Envelope Vermelho. Para o ritual do Envelope Vermelho Luo Pan você vai precisar de:

  • um pedaço de papel branco

  • uma caneta ou lápis

  • um Envelope Vermelho

  • uma quantia de dinheiro em espécie (de preferência notas em papel, porque as moedas acabam às vezes caindo do envelope no seu manuseio durante o ano). Lembre-se das regras sobre os valores!

Você pode começar fazendo algumas respirações profundas com a intenção de aprofundar seu contato consigo, sua hierarquia de luz, seus mentores e protetores. Quando sentir-se pronto/a, escreva no papel de forma objetiva seus objetivos para o ano que vai se iniciar. Os objetivos podem ser de qualquer ordem: prática, emocional, espiritual. De qualquer forma é interessante escrever a lista toda no tempo presente para ajudar a sua mente a se conectar com aquele objetivo como se ele já estivesse alcançado, pois desta forma você está ajudando a bioquímica do seu corpo a trabalhar a seu favor. Então, se você quer um carro, por exemplo, na sua lista você deve escrever: estou com um carro novo em 20XX (e coloca o ano em que você quer realizar seu objetivo! Se um de seu objetivos é ser mais paciente então deve escrever: estou mais paciente. E assim por diante.

Depois de fazer sua lista, leia cada um dos seus objetivos e sinta como a verbalização do que está escrito se manifesta em você. Preste atenção no seu corpo e sinta. Respire profunda e lentamente durante todo a leitura. Depois, quando sentir que é o momento, dobre o papel com a lista e coloque-a dentro do envelope vermelho, em seguida insira o dinheiro que você separou, ele é a representação material da energia criativa, da expansão, da prosperidade. Então, foque sua atenção na sua respiração mais uma vez e visualize uma espiral de luz envolvendo todo o seu corpo se expandindo de dentro para fora e ao seu redor.


Nesta conexão profunda com a sua essência imagine que junto com o movimento ascendente em espiral tudo que está no envelope é levado às mais altas esferas da criação, aos anjos e arcanjos, às suas partes já ascensas, aos Elohins criadores. Visualize suas metas já realizadas, sinta os cheiros, as emoções de estar vivendo aquelas situações todas, e quando estiver sentindo a plenitude tomar conta de si, decrete: Assim é! Assim está feito!


Vá aos poucos retomando contato com a sua realidade física, seu corpo e quando sentir, abra os olhos.

Feliz Ano Novo!!





Renata Teixeira é mentora, consultora e terapeuta integrativa há mais de 15 anos, com uma formação ampla que vai da Administração de Empresas, Massoterapia Chinesa, às terapias de ambientes em que é especializada, até a Programação Neurolinguística e a Constelação Sistêmica Familiar. É cofundadora da Luo Pan Artes e Ciências Orientais e criadora do curso de Formação em Feng Shui Clássico Chinês e Astrologia Chinesa Luo Pan. Atualmente, além de realizar atendimentos individuais e Mentorias em Processos de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, atua como Produtora na organização de viagens guiadas e eventos ligados ao autoconhecimento em parceria com colegas terapeutas.


Renata Teixeira – Atendimentos Individuais - Mentorias - Vivências e Viagens Guiadas

41 9 9116-9245 (whatsapp)



268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page