top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuo Pan

2023 O Ano do Coelho de Água Yin

Atualizado: 17 de jan. de 2023


Como já compartilhei com vocês aqui, o Ano Novo Chinês é calculado segundo um calendário lunisolar, mais conectado a natureza e seus ciclos. Então, diferente do nosso calendário em que o ano novo começa sempre dia 1 de janeiro, o ano novo chinês se inicia na segunda lua nova da primavera chinesa, que em 2023 será dia 22 de janeiro, dando ao Coelho de Água Yin a regência do novo ciclo. Vamos então comemorar e sentir a transição de um ano intenso e exigente para um ano mais calmo, mesmo que ainda repleto de surpresas e oscilações.



Pela Astrologia Chinesa a combinação de um Animal (Ramo Terrestre), seu elemento regente (Tronco Celeste) e sua polaridade (Yan&Yang) é chamada de Binômio que é representado também por dois Hexagramas no I Ching (o Livro das Mutações). Então, para podermos estudar as frequências vibracionais do ano de Coelho de Água Yin, nós precisamos estudar a composição deste binômio Coelho de Água Yin-também conhecido como Mao Gui e também a interpretação de seus hexagramas que são o 25 Wu Wang - Espontâneo e o 42 Yi - Acréscimo.


O Coelho é um arquétipo intrinsecamente de Madeira então sabemos que esta será uma das frequências mandantes durante todo o ano. Além dela, temos a Água como Tronco Celeste, e como a relação entre Madeira e Água é de alimentação no ciclo dos 5 Elementos, sabemos que teremos mais harmonia durante o ano do que se compararmos com anos em que os elementos conflitam ou se desgastam entre si.


Os anos regidos pelo Coelho historicamente são mais amenos, nos quais a diplomacia ganha espaço e sustenta as dinâmicas energéticas em âmbito geral. O Coelho é tido pelos chineses como o “animal” mais diplomático de todo o zodíaco, por isso, e pela estrutura dos hexagramas desse arquétipo, é que neste ano as grandes realizações diplomáticas, a resolução de problemas sociais, políticos e econômicos em esfera mundial são favorecidos. As questões que se repetem por anos a fio podem finalmente encontrar soluções de sucesso (também em esferas pessoais). Mas, mesmo com tantos pontos positivos e um astral favorável, os anos do Coelho reservam atos isolados de tumulto e violência. Econômica e financeiramente é importante ter cautela, aproveitar as oportunidades, mas estar ciente de que teremos pela frente um ano com mais oscilações do que normalmente, mesmo consdierando que agora temos uma realidade muito mais volátil e incerta do que antes da Pandemia de Covid19.


A última vez que vivemos um ano regido por um Coelho foi em 2011, na época um Coelho de Metal Yin, e ele foi marcado por enchentes no Brasil, o tsunami no Japão e revoltas populares que ficaram conhecidas como a Primavera Árabe. Naquele ano vimos também o fim da guerra do Afeganistão, vivemos a crise do Euro que afetou o mundo todo, mas principalmente a Grécia e assistimos a reabertura das negociações (depois de 3 anos) entre Corea do Norte, Estados Unidos e Corea do Sul para o fim do programa nuclear da primeira, entre tantos outros fatos marcantes relacionados as frequências do Coelho e do Metal que podemos encontrar pesquisando em sites de estatisticas oficiais. Já o último ano de Coelho de Água Yin que experimentamos, foi 1963 (60 anos atrás), e ele pode nos servir de bastante referências sobre o que esperar do próximo ano.


Foi em 1963 que o perigo de desenvolver armas nucleares foi reconhecido e, os EUA, o Reino Unido e a União Soviética assinaram o Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares. No mesmo ano Martin Luther King Jr. fez seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” em agosto, durante uma grande marcha em Washington por Empregos e Liberdade. No Vietnã do Sul a situação foi o ano do golpe que resultou no assassinato do seu presidente. Houve golpes de estado também em Honduras em outubro e na República Dominicana em setembro. Provavelmente o fato de maior repercussão no último ano de Coelho de Água Yin 1963, foi o assassinato do então presidente dos EUA John F. Kenndey em 22 de novembro em Dallas, Texas.


Tendo então esses dados históricos como referência, estudando a estrutura do Coelho de Água Yin e a conjuntura nacional e internacional para 2023, sabemos que apesar de um ano mais tranquilo se comparado com o de 2022 regido pelo Tigre de Água Yang, podemos esperar conflitos, embates, disputas e guerras tendo menor força, mas ainda acontecendo e tomando um aspecto mais velado em 2023. Isso quer dizer que podemos esperar muitas movimentações, negociações, disputas e maquinações políticas, econômicas e sociais acontecendo “por trás das cortinas”.

Com a Água e a Madeira sendo as grandes mandantes do ano e a relação destes dois

elementos com a Terra sendo de desgaste e controle respectivamente, podemos esperar, assim como foi em 2022 (e continua até o final do reinado do Tigre), desastres naturais envolvendo terra e água, como por exemplo: grandes terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. A ausência total do elemento Fogo na estrutura do ano dá lugar novamente a desconfiaça, incerteza e portanto retração. Conflitos entre a Água Yin regente do Coelho e tudo que é regido por Fogo Yin, trazem a tona o alerta para situações envolvendo grandes incêndios e acidentes aéreos (o tráfego aéreo de forma geral é regido pelo fogo). Cautela é uma boa palavra para se manter no vocabulário durante todo o reinado deste Coelho.



Mas não só de sombra é feita a vida... Os elementos Água e Madeira de 2023 devem trazer prosperidade para negócios relacionados ao Metal e a Terra, pois no ciclo dos 5 Elementos o Metal controla a Madeira, e tudo que se controla é riqueza para si, então o elemento Madeira é um símbolo de dinheiro para a indústria metalúrgica, para os bancos, empresas de alta tecnologia, automóveis, máquinas, engenharia, beleza e cuidados com a pele. Já o elemento Terra controla a Água, por isso então a Água significa dinheiro para os negócios e empresas relacionados ao elemento Terra, que são por exemplo a área de imóveis e propriedades, a mineração, seguros e software de computador. A relação de alimentação entre Água e Madeira beneficia os negócios e empresas Água como a comunicação, transporte e navegação. As empresas e negócios Madeira (industria têxtil, mídia, papel, revista) devem enfrentar grande concorrência em 2023 e os negócios e empresas Fogo não devem fazer muito dinheiro no ano do Coelho, pois o elemento Metal que para eles é Riqueza (dinheiro) está ausente.


Principalmente em âmbito pessoal um ano regido pelo Coelho é um período de modificações e transformações, pois ele é um Animal que abre oportunidades de auto-aperfeiçoamento inigualáveis e os que souberem aproveitar este período de enriquecimento interno descobrirão novos caminhos dentro e for a de si, e terão muito a ganhar em todas as esferas da vida. Todos em maior ou menor grau nos sentiremos mais impelidos a fazer aquilo que pulsa dentro de nós sem nos preocuparmos tanto com convenções, padrões e o que a família, os amigos e a sociedade impõe como correto ou aceitável e isso pede coragem. Os nascidos em ano de Coelho e Galo precisarão de mais energia e presença para lidar com turbulências por estarem em "conflito" com o mandante do Ano. Já os nascidos em ano de Cachorro, Javali e Cabra devem ter um ano mais harmônico de forma geral. Aqueles que tem o Rato em qualquer um dos Pilares de Nascimento (ano, mês, dia e hora) devem ter cuidado, pois por estarem com uma conjunção "negativa" com o Coelho com a Estrela da Flor de Pêssego atuando sobre seu Mapa, eles (os Ratos) podem vivenciar escândalos sexuais em 2023. É claro que para ter um panorama mais amplo e assertivo para si o ideal é fazer um estudo aprofundado do seu Mapa de 4 Pilares do Destino individual, já que estas são informações gerais e superficiais, mas já servem de alerta de qualquer forma.


Em 2023 vai aumentar a pressão para deixarmos a enorme carga de responsabilidade que impomos a nós mesmos, reduzindo-a à um tamanho aceitável, sem exageros. É um período importante para adquirir estabilidade e o que nos sobrecarrega pode nos atrapalhar nessa tarefa, por isso, é interessante que nos foquemos em autoconhecimento, em buscar nossos referenciais internos, alinhar nossos valores com o que estamos vivendo externamente e a busca por momentos de silêncio para calar as confusões internas e as vozes externas que muitas vezes anuviam nosso discernimento, será mais presente nas nossas escolhas de forma geral.


“As decisões mais importantes se tomam sozinho. O ser superior não se aflige quando está só, pois sabe que, na realidade, ele só dispõe de si mesmo.”


Alaíde Mutzenbecher (I Ching, o livro das Mutações).




Ao nos livrarmos dos excessos de pensamentos inúteis, de julgamentos, de atitudes que não nos acrescentam benefícios, será importante estarmos centrados para conseguirmos preservar tudo de bom e positivo que restará em nós. A criatividade, a lucidez, o foco e a delicadeza serão grandes aliadas para o novo ano de Coelho de Água! Quanto mais cedo e mais íntegramente conseguirmos fazer essa ”limpeza” em nós mesmos, mais rápido o sucesso se apresentará a nós nesse período e mais assertivamente passaremos pelas frustrações e fracassos nos fortalecendo a cada passo dado. Quanto mais tivermos definido o que queremos verdadeiramente para nossa vida, quanto mais amarmos cada parte de nós, mais coerente são nossas palavras e comportamento, mais claro fica o caminho e mais oportunidades condizentes com nossos desejos se manifestarão.


Feliz Ano do Coelho de Água Yin!

Feliz Ano Novo!



Renata Teixeira é mentora, consultora e terapeuta integrativa há mais de 15 anos, com uma formação ampla que vai da Administração de Empresas, Massoterapia Chinesa, às terapias de ambientes em que é especializada, até a Programação Neurolinguística e a Constelação Sistêmica Familiar. É cofundadora da Luo Pan Artes e Ciências Orientais e criadora do curso de Formação em Feng Shui Clássico Chinês e Astrologia Chinesa Luo Pan. Atualmente, além de realizar atendimentos individuais e Mentorias em Processos de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, atua como Produtora na organização de viagens guiadas e eventos ligados ao autoconhecimento em parceria com colegas terapeutas. Renata Souza Teixeira – Atendimentos Individuais - Mentorias - Vivências e Viagens Guiadas http://www.luopanconsultoria.com renata@luopanconsultoria.com 41 9 9116-9245 (whatsapp)

Linkedin Renata Souza Teixeira

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page