Buscar
  • Luo Pan

Por quê a Flor de Lótus?

Atualizado: 19 de Abr de 2019

Algumas pessoas nos perguntam o por quê de escolhermos a Flor de Lótus para ser símbolo da Luo Pan. Antes de responder diretamente a esta pergunta acho interessante compartilhar uma das várias lendas que falam sobre esta linda flor. Na Índia, a lenda é a seguinte:

“Um dia, reuniram-se para uma conversa, à beira de um lago tranquilo cercado por belas árvores e coloridas flores, quatro lendários irmãos. Eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. Como eram raras as oportunidades de estarem todos juntos, comentavam como haviam se tornado presos a seus ofícios, com pouco tempo livre para encontros familiares. Mas a Água lembrou aos irmãos que estavam cumprindo a lei divina, e este era um trabalho que deveria lhes trazer o maior dos prazeres.
Assim, aproveitaram o momento para confraternizar e contar, uns aos outros, o que haviam construído - e destruído - durante o tempo em que não se viam. Estavam todos muito contentes por servirem à criação e poderem dar sua contribuição à vida, trabalhando em belas e úteis formas. Então se lembraram de como o homem estava sendo ingrato. Construído ele próprio pelo esforço destes irmãos, não dava o devido valor à vida. Os irmãos chegaram a pensar em castigar o homem severamente, deixando de ajudá-lo. Mas, por fim, preferiram pensar em coisas alegres.
Antes de se despedir, decidiram deixar uma recordação ao planeta deste encontro. Queriam criar algo que trouxesse em sua essência a contribuição de cada um dos elementos, combinados com harmonia e beleza. Sentados à beira do lago, vendo suas próprias imagens refletidas, cada um deu sua sugestão e muitas idéias foram trocadas. Até que um deles sugeriu que usassem o próprio lago como origem. Que tal um ser vivo que surgisse da água e se crescesse em direção ao céu? Uma vegetal, talvez? Decidiram-se, então, por uma planta que tivesse suas raízes rente à terra, crescesse pela água e chegasse à plenitude do ar. Ofereceram, cada um, o seu próprio dom.
A Terra disse: "darei o melhor de minhas entranhas, alimentando suas raízes". A Água foi a próxima: "e eu fornecerei a linfa que corre em meus seios, para trazer-lhe força para o crescimento de sua haste". "E eu lhe cercarei com minhas melhores brisas, dando-lhe minha energia e atraindo sua flor", disse o Ar. Então o Fogo, para finalizar o projeto, escolheu o que de melhor tinha a oferecer: "ofereço o meu calor, através do sol, trazendo-lhe a beleza das cores e o impulso do desabrochar".
Juntos, puseram-se a trabalhar, detalhe a detalhe, na sua criação conjunta. Quando finalizaram sua obra, puderam se despedir em alegria, deixando sobre o lago a beleza da flor que se abria para o sol nascente. Assim, em vez de punir o ser humano, os quatro irmãos deixaram-lhe uma lembrança da pureza da criação e da perfeição que o homem pode um dia alcançar.”

De uma forma geral a Flor de Lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente. Suas raízes sobem das profundezas dos lagos (ou lagoas, que é onde geralmente se encontram) até superfície para florescer com sua beleza inegualável. O simbolismo vem da sua capacidade de enfrentar todos os desafios, de nascer da escuridão e florescer tão bela, tão colorida, limpa e pura.

Assim como essa flor, nós ,seres humanos, enfrentamos dificuldades, encontramos percalços durante nosso caminho. Ás vezes, nos sujamos na lama da ignorância sobre a qual pautamos nossas crenças, ás vezes nos perdemos na escuridão. Mas também, assim como ela, temos dentro de nós o poder para transformar as adversidades em triunfo e viver felizes, inteiros, alegrando o mundo com a nossa existência e compartilhando nossa sabedoria com todos os seres sencientes. E foi por isso, por entendermos que todo ser humano carrega dentro de si todos os segredos da prosperidade, que é a alegria, o amor, a sorte, as oportunidades, a saúde, que nós a escolhemos como símbolo da Luo Pan.

Luo Pan é o nome da bússola chinesa utilizada para fazer a aplicação do Feng Shui Clássico, a bússola que nos orienta o norte. Então, nada mais coerente do que unir a bússola (Luo Pan) a Flor de Lótus para dar nome e símbolo a nossa missão por vocação e escolha, que é proporcionar direcionamento a cada ser que o nosso caminho cruzar, para a sabedoria que reside dentro si.

Amor e luz! ​

Lenda da Flor de Lótus: Fonte Globo Rural #lenda #flordelotus #budismo #luopan #LoPan #fengshui #astrologia #cosmologiachinesa #china #oriente #sabedoria #bemestar #saúde #mentezen


Renata Ayra é daquelas curiosas da vida, fã de viagens, cinema, música e arte. Apaixonou-se cedo pela cultura e ciências orientais, tanto que fez disso profissão. E como gosta de compartilhar o que aprende, de vez em quando se mete a escrever umas letrinhas aqui e alí.


Renata Ayra - Feng Shui, Astrologia Chinesa, Programação Neurolinguística, Meditação e Autoconhecimento http://www.luopanconsultoria.com / renata@luopanconsultoria.com​

19 visualizações
  • Instagram Luo Pan
  • Facebook Social Icon
CONTATO


luopan@luopanconsultoria.com
Skype @Luopanconsultoria

Curitiba - Paraná - Brasil

  • logo_luopan-1
LUO PAN

Autoconhecimento
Feng Shui -  Astrologia Chinesa   Meditação - Ascensão 

Apometria Quântica para Ambientes - Alinhamento da Energia Pessoal
 Cursos -Oficinas - Palestras

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

© 2018 por Luo Pan Artes e Ciências Orientais. Criado com Wix.com