top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuo Pan

Organização se começa pelo Armário!

Atualizado: 23 de fev. de 2018

O ano começou há pouco e uma das melhores formas de colocar nossas resoluções de Ano Novo em prática é organizar a casa, nosso espaço, nosso refúgio. Você pode ter se mudado para uma casa nova, ou decidiu fazer um novo closet, ou armário no seu quarto, ou simplesmente resolveu que é hora de colocar mais ordem em tudo, mas está sem saber por onde começar... Algumas dicas simples podem ajudar você a acertar e resolver sua vida nesse novo ano.

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o ideal é contratar um profissional especializado para projetar esse móvel ou closet para você. Um arquiteto ou designer de móveis poderá te orientar quanto ao aproveitamento de espaço e quanto ao material, levando em consideração as tuas necessidades e rotina, para então detalhar esse projeto de forma que você economize e tenha sua vida facilitada no dia-a-dia, além de ter um resultado esteticamente incrível! Sempre comento com meus clientes, em meus atendimentos, que a reunião inicial é a mais importante, pois é quando juntos anotamos tudo que eles precisam e esperam do seu novo espaço ou móvel. Então, partindo do princípio que você quer aproveitar melhor seu investimento e vai contratar um profissional para realizar seus planos, seguem algumas dicas:

  • Analise em casa, com bastante calma, todos os itens que você armazena em seu armário desde calçados, calças, blusas, camisas, camisetas, cintos até óculos, perfumes, lenços, bolsas, relógios, etc. Procure quantificá-los aproximadamente, nem que seja só saber quais itens você tem a mais que os outros. Por exemplo, um executivo provavelmente terá mais camisas que camisetas, ou terá muitos ternos, cintos, sapatos sociais.

  • Perceba no seu dia a dia, como você prefere guardar esses itens, se é dobrado, pendurado em cabides, se gosta de calceiros tradicionais (aqueles que são como uma gaveta de hastes de madeira aonde cada espaço vai uma calça ou duas, sabe?), ou se prefere usar gavetas. Isso é muito importante, você precisa saber e passar ao profissional as proporções que quer estabelecer no móvel, ou seja, vai dizer se prefere mais prateleiras a gavetas, ou se quer a maioria do espaço em cabides.

  • Pensado isso é bom você prestar atenção, se não seria melhor usar armário sem portas (no caso de closet separado da área da cama) ou se prefere portas de abrir ou ainda correr. As portas de correr são sempre uma ótima pedida para espaços pequenos, mas lembre-se que devido aos trilhos, a profundidade do móvel final maior que se comparado a um móvel com portas de abrir, então veja com o profissional se há espaço para essa profundidade. Nessa mesma linha de pensamento hoje temos feito muitos closets sem fundo nos armários, para ventilar melhor e aplicar papeis de parede no fundo, dá um charme e protege as roupas! Olha esse closet todo aberto e leve como fica show!

Depois disso tudo você pode conversar com o seu arquiteto ou designer de forma mais objetiva, e quando ele apresentar o projeto do seu closet ou armário tenho certeza que estará tudo bem organizado e distribuído! Mas depois que o móvel está montado em casa chega a hora de colocar tudo no lugar. Desespero? Não!!! Antes de recolocar tudo no armário novo, faça uma “limpa”, separe em duas cestas, uma para doação e outra para manter! Isso também vale para quem está apenas reorganizando seus armários já existentes. Sempre faça isso a cada seis meses ou um ano, você vai ver que não utiliza muitas peças há bastante tempo e fica mais fácil desapegar. Doe para alguém que vai fazer mais uso da peça, além de trabalhar o desapego você libera espaço para o fluxo do novo. É ótimo para o Feng Shui da casa e da sua vida!

Dicas de organização:

  • Compre cabides todos iguais, mesma cor e material, isso faz com que as roupas tenham a mesma linha de visão por iniciarem todas na mesma altura, e o fato dos cabides serem iguais da uma sensação de organização incrível também para o cérebro!

  • Separe as roupas em estações do ano, ou seja, inverno: casacos pesados, calças de lã, suéteres, meias grossas, blusas de lã. E verão: camisetas, regatas, shorts e saias, vestidos, etc.

  • Separe as roupas por cor dentro da setorização de estação do ano.

  • Coloque-as no armário começando das mais leves para as mais “pesadas” e seguindo o degrade de cores, indo das mais “frias” para as mais “quentes”. Exemplo: comece com as regatas, camisetas, camisas, blusinhas de meia estação, suéter, blusa de lã todos na cor branca, aí comece com a mesma ordem de leveza para as cores mais quentes e assim por diante.

  • As coloridas como azul, verde, podem entrar antes das terrosas, como as vermelhas, por exemplo, mas veja o que te agrada no degrade de cores no armário e monte a sua versão!

  • Se preferir, pode separar o armário em dois, uma parte para estação mais fria e outra para mais leve e meia estação, e dentro desses setores separe por cores, das mais frias para as mais quentes.

  • Ainda tema opção de separar o lado “dele” do “dela” se o armário for dividido por um casal....

  • Você ainda pode separar alguns estilos de roupas mais específicos e guardar em gavetas, caixas com etiquetas, como por exemplo, roupas de academia, de praia, festas a rigor, etc.

  • Os acessórios como óculos, relógios, bijoux, você pode colocar em gavetas com nichos internos, fica muito legal e fácil de encontrar.

  • As bolsas você pode guardar em cabides ou nichos, como na foto abaixo!

Com essas dicas você já consegue planejar um novo armário e depois deixá-lo em ordem. Ter a casa organizada facilita a nossa vida e dá aquela sensação gostosa de “cada coisa em seu lugar”! Ano novo, casa "nova"!! (Todas as imagens foram coletadas na internet apenas para ilustração.)




Fábia é arquiteta e urbanista, mãe e apaixonada por arte e viagens. Usa cada encontro, livro, filme como inspiração para a vida e seu trabalho. E como mãe empreendedora que é, resolveu compartilhar um pouco da sua essência também por aqui, como colunista no blog da Luo Pan.

Fábia Teixeira Arquitetura

www.fabiateixeira.arq.br / fabia@teixeira.arq.br

www.facebook.com/fabiateixeiraarquitetura

41 3018-2417 / 41 99181-7898

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page