Buscar
  • Luo Pan

O que é Chi ou Qi ?

Atualizado: 15 de Out de 2018

Em todas as ciências e artes orientais nós ouvimos falar em uma palavra pequena, mas com um significado importantíssimo: Qi ou Chi. Seja na acupuntura, no Tai Chi Chuan, na Yoga ou no Feng shui ele está sempre lá, em frases como: isto melhora o fluxo do Qi”, “isto estimula a circulação de Qi”, “isto faz com que o Qi volte a fluir pelo meridiano”...Mas afinal de contas o que é Qi?

Para nós ocidentais este é um conceito um pouco difícil de assimilar no início, pois não estamos acostumados com a visão de mundo integrada como a do povo oriental de uma forma geral. Nossa maneira (ocidental) de entender as coisas, de perceber o universo é diferente. Desde a infância a forma concreta de ver o mundo permeia nosso sistema de crenças e padrões psicológicos e de comportamento. Por isso, é essencial deixarmos a mente livre de conceitos que aprendemos durante a vida, livre de preconceitos, a mente deve estar aberta para compreender as nuances e sentir tanto aquilo que é concreto quanto o que é abstrato. Existe uma frase de um mestre budista japonês, que explica muito bem o estado necessário da mente no aprendizado de qualquer novo “conceito”:

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito.” (Do Livro Mente Zen, Mente de Principiante)

Então, vamos buscar nossa mente de principiante para entender o Qi.

Na antiguidade os estudiosos chineses vinculavam o Homem ao Céu e a Terra, e o fio de

ligação entre eles era a própria pulsão de vida, denominada Qi. A palavra Qi tem vários significados em chinês: pode ser o ar, a atmosfera, pode ser traduzida também como energia (mas devemos entender energia como uma “combinação entre os campos magnéticos da Terra, a luz do Sol, radiação cósmica, etc.”), sorte e espírito. Para entender o que é Qi é necessário juntar todos esses significados, conectar todos esses conceitos em uma coisa só, não somente na mente, mas também no corpo.

O Qi é invisível, apesar de poder ser sentido. Conseguimos sentir a energia boa de uma brisa e a energia "densa" de uma tempestade. Nós não podemos ver, ouvir, cheirar, provar ou tocar em um campo magnético, embora ele possa ser detectado por uma bússola. O Qi é movimento, é transformação constante, é a força vital que permeia tudo o que existe no cosmo. Essa substância fornece energia para o crescimento e desenvolvimento ao universo como um todo, portanto entendê-lo pode ajudar e muito a usá-lo da melhor forma.

O entendimento do que é Qi facilita a compreensão de muitas situações que vivenciamos no cotidiano, principalmente nos ambientes pelos quais circulamos. Então, quando entramos em um ambiente alegre, claro, organizado, onde as plantas são saudáveis e as pessoas são felizes, podemos ter certeza de que o Qi ali está equilibrado e fluindo perfeitamente. Agora quando entramos em um ambiente onde as pessoas são tristes, agressivas, os animais de estimação estão doentes e as plantas sofrem, sabemos que o Qi está contaminado, estagnado e precisa ser requalificado e reorientado. Da mesma forma acontece em nosso corpo, a doença é sinal de que o Qi não está fluindo adequadamente. Entendendo isto é possível agir para corrigir desvios e desequilíbrios de ordem física em casa ou no trabalho, quer dizer: organizar armários abarrotados de coisas que não são mais usadas, consertar aquilo que está ha tempos estragado ou que acabou de estragar, doar aquilo que já não serve mais para sua vida no presente, pintar regularmente as paredes, deixar o ar e a luz do Sol circularem pelos ambientes reequilibrando a estrutura atômica dos espaços. Na maioria das vezes são coisas simples, como essas, que se pode fazer pelos ambientes em que vivemos, para que eles possam servir seu propósito: nos dar suporte para uma vida saudável e próspera.

Com o Qi fluindo bem em nossas casas e trabalho, que são dois dos locais onde passamos mais tempo todos os dias, temos mais chance de lidar mais assertivamente com nossas questões internas, nossos fluxos internos de Qi, e também de aproveitar a prosperidade que é de direito de todos.

Conhecimento é responsabilidade, agora que você tem mais informação a respeito do Qi, você já pode agir para que ele esteja o mais equilibrado possível na sua casa e/ou trabalho, e até mesmo cuidar melhor da sua saúde. E lembre-se de procurar ajuda de profissionais qualificados quando sentir necessário.

Mãos a obra!


*Este texto é protegido por direitos autorais, e pode ser compartilhado apenas mediante a citação da fonte e do link do artigo original. #chi #energiavital #acupuntura #prosperidade #medicinatradicionalchinesa #MTC #ervas #5elementos #ciclodos5elementos #yinyang #astrologiachinesa #fengshui #ambientes #casa



Renata Ayra é daquelas curiosas da vida, fã de viagens, cinema, música e arte. Apaixonou-se cedo pela cultura e ciências orientais, tanto que fez disso profissão. E como gosta de compartilhar o que aprende, de vez em quando se mete a escrever umas letrinhas aqui e alí.


Renata Ayra - Feng Shui, Astrologia Chinesa, Programação Neurolinguística, Meditação e Autoconhecimento http://www.luopanconsultoria.com / renata@luopanconsultoria.com​

6 visualizações
  • Instagram Luo Pan
  • Facebook Social Icon
CONTATO


luopan@luopanconsultoria.com
Skype @Luopanconsultoria

Curitiba - Paraná - Brasil

  • logo_luopan-1
LUO PAN

Autoconhecimento
Feng Shui -  Astrologia Chinesa   Meditação - Ascensão 

Apometria Quântica para Ambientes - Alinhamento da Energia Pessoal
 Cursos -Oficinas - Palestras

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

© 2018 por Luo Pan Artes e Ciências Orientais. Criado com Wix.com