top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuo Pan

Mês da Criança

Sempre que estamos próximos do “Dia das Crianças” nós publicamos aqui no blog algumas dicas de Feng Shui especiais para os quartos dos pequeninos, e este ano não seria muito diferente. O Macaco que é regente de 2016, segundo a Astrologia Chinesa, é um tanto bagunceiro, por isso é bem válido conversarmos sobre o Feng Shui nos quartos infantis...Ou sobre Feng Shui para as crianças interiores bagunceiras perdidas por aí, só que desta vez além das dicas e gente tem uma proposta...Um convite para fazer.

A criançada sempre requer um pouco mais da nossa atenção no quesito organização e o local onde eles dormem e brincam tem uma importância bem grande para os seus fluxos de vida. Para o Feng Shui a casa toda está interligada (aliás, o mundo todo), por isso a bagunça constante em um cômodo é ponto de atenção no que diz respeito às avaliações dessa técnica. A bagunça em um quarto “contamina” a casa toda e acaba trazendo desequilíbrios de várias ordens para a vida familiar, por isso manter os quartos dos nossos pequenos organizados é tão importante quanto manter a sala de estar, ou a cozinha organizadas.


Que tal então, dar uma atenção especial para os quartos dos seus filhos neste “Dia das Crianças”? Ao invés de só presenteá-los com mais um brinquedo, que eventualmente vai acabar em uma caixa ou às vezes jogado pelo chão depois de algumas semanas sem utilização, que tal fazer deste Dia um "evento" especial e divertido em que vocês podem passar tempo juntos e ainda fazerem uma boa ação?

A nossa proposta neste 12 de Outubro é brincar de fazer o “Feng Shui” do quarto e fazer caridade! Vale para crianças de 0 a 100 anos de idade. Como funciona:

Para deixar tudo divertido e leve, escolham suas músicas preferidas e coloquem para tocar.

A primeira fase da brincadeira:

* Façam juntos uma “limpa” nos brinquedos, separem aqueles que não são mais usados, aqueles que já não funcionam mais. Use caixas diferentes para aqueles que estão em bom estado e aqueles que precisam de conserto ou precisam de reciclagem. Isso vale também para roupas, calçados, objetos, tudo... Informação demais no quarto pode atrapalhar o desenvolvimento da criança. ;)

Esta é uma ótima maneira de dar fluxo aos objetos, brinquedos e organizar o quarto. Além disso, a criança tem a chance de estabelecer valores importantes nesta atividade, desenvolve a responsabilidade pelo seu espaço e o senso de organização.


A segunda fase da brincadeira:

* Entre os brinquedos que não serão mais usados, que foram separados na primeira fase, vocês agora separam os que vão pro lixo daqueles que estão em bom estado e dos que podem ser recuperados numa sessão de reciclagem. Esta separação ajuda tanto a criança quanto os adultos a lembrarem da importância da consciência quanto a acumulação, ao consumo, quanto a geração de lixo e ajuda a desenvolver a criatividade na hora de reutilizarem ou consertarem os brinquedos. Até o planeta sai ganhando!!

A terceira e a mais gratificante das fases:

* A regra do ganha ganha!! A regra funciona assim: Para cada presente ganho, vocês escolhem juntos qual dos brinquedos ou itens antigos, já usados ou semi novos será doado para uma criança carente!

Ao escolher um item para a doação a criança tem a oportunidade de trabalhar o desapego e desenvolver a generosidade. Esta é uma das melhores maneiras de entender o movimento da vida e a prosperidade. A doação deixa um espaço que será novamente preenchido e quando o espaço deixado tem o perfume da compaixão, o universo se encarrega de preenche- lo com prosperidade. Sempre!

O mais importante de tudo isso é que no fim da atividade vocês tenham passado

tempo de qualidade juntos, com trocas de aprendizados, de carinho e que o quarto esteja organizado, arejado, pulsando prosperidade. Esta sugestão pode ser usada em qualquer dia, não somente no Dia das Crianças, pode ser aplicada com parte da rotina diária, inclusive, facilita e muito o fluxo da prosperidade na vida familiar. ;)


Dicas de Feng Shui para todos:

  • Lembre-se sempre de verificar se o quarto está limpo e ventilado. Isso é bem importante para garantir que o fluxo da energia vital, ou Qi, seja facilitado e positivado (se você não lembra ou não sabe o que é Qi a gente já falou sobre isso aqui). Quando se tratar de uma suíte é interessante manter as portas de banheiros sempre fechadas.

  • Remova caixas e brinquedos que ficam debaixo da cama, pois causam a estagnação do Qi, o que é prejudicial para o Feng shui de qualquer espaço!

  • Verifique também se existem objetos ou móveis estragados dentro do quarto. Se encontrar algo que não esteja funcionando (lâmpadas queimadas, puxadores quebrados, etc.) substitua por um novo ou retire do quarto para o conserto! Objetos estragados contaminam negativamente o Qi do local e podem trazer distúrbios no sono e outros desequilíbrios para a saúde da casa toda e das pessoas que alí moram.

  • Evite deixar a cama na direção da porta do quarto ou do banheiro (suítes).

  • Evite encostar qualquer uma das laterais da cama na parede, deixe o fluxo do Qi livre.

  • Evite colocar espelho no quarto de dormir, principalmente se refletirem a imagem da cama!

  • Evite ter equipamentos eletrônicos dentro do quarto (ex; telefones, Tvs, rádio –relógios, celulares,mp3 players,etc), eles trazem desequilíbrios físicos e emocionais para o ser humano se em excesso. Já falamos sobre isso aqui. ;)

Agora você pode estar se perguntando: Mas e depois de fazer essas "brincadeiras"...O que eu faço com tudo que foi separado para doar??

Nós da Luo Pan participamos de um grupo que faz ações e doações para pessoas e instituições carentes de alguma forma, o Mobilize-se. Caso vocês queiram juntar-se a nós nesse Mês das Crianças, e doar brinquedos, jogos, livros usados (em bom estado) ou semi novos para crianças carentes que o Mobilize-se tem para ajudar, serão muito bem vindos. <3 O pessoal do movimento vai nos ajudar na arrecadação e na distribuição das doações para as instituições que serão escolhidas durante este mês de Outubro.

As arrecadações podem ser deixadas no endereço Raul Felix, 216, no bairro Portão, em Curitiba, aos cuidados de Paulo. Elas podem ser feitas até dia 31 de Outubro em horário comercial. A distribuição e entrega dos brinquedos e itens doados será feita durante todo o mês em instituições que o Mobilize-se está ajudando. Qualquer dúvida basta entrar em contato com a gente luopan@luopanconsultoria.com

Uma ótima semana para todos e Feliz semana das crianças!!

Mobilize-se! Conheça mais sobre esse projeto aqui!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page