top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuo Pan

A Magia das Ervas

Quem nunca tomou um chazinho para aquela dor de estômago, ou aquela gripe que chegou de surpresa?



A eficácia de um chá de camomila, por exemplo, é comprovada não só na prática do dia a dia, mas também cientificamente. O corpo físico se beneficia de imediato com os efeitos de um chá de ervas, mas o que muitos tem dificuldade de perceber são os efeitos energéticos ou vibracionais destas ervas.

As plantas têm seu propósito e ele não se resume apenas (como se fosse pouco) a curar nossa dor de estômago, resfriado, entre outros sintomas. Elas interagem com nossas emoções, vibrações e energias. Suas propriedades curativas podem ser ativadas e reforçadas por pessoas que se permitem senti-las muito além do físico. As amadas benzedeiras, por exemplo são dessas pessoas. Essas senhoras (na maioria das vezes são senhoras) utilizam-se do poder de limpeza da arruda, por exemplo, juntamente com seu rezo, para curar susto, mal olhado, vermes, entre outras questões.

Mas como isso acontece? Segundo o erveiro Adriano Camargo, autor do livro “Rituais com Ervas”, para ativar o poder vegetal das ervas é necessário um rezo. O poder da palavra, segundo ele, é o que desperta na erva o poder de limpeza, de corte, de acolhimento ou de fortalecimento. Porém, acredito que o poder do verbo aliado ao sentimento e ao respeito pelo ser vegetal é que faz o despertar acontecer. A sintonia com as plantas e o sentimento de amor e gratidão ao que elas têm a nos oferecer é a chave que fortalece nosso vínculo com o reino vegetal. É nesse sentimento que preparo os banhos e sprays que faço. Cada erva tem muitos propósitos específicos, além de conhecer seus atributos é necessário olhá-las, senti-las com o coração. Elas podem ser frescas ou secas, ativando e despertando a essência primordial de cada uma delas é o que faz a “magia” acontecer.


Nesse sentido, temos também os benefícios dos óleos essenciais, que são versões

muito concentradas das folhas, raízes, resinas, flores, frutos e madeiras das plantas.

Estes obviamente, trazem em maior concentração os benefícios energéticos do nosso tão amado reino vegetal. Mas é necessário saber usar os óleos, pois por serem muito concentrados (1 gota equivale à 20 xícaras de chá da planta), alguns óleos podem ser abortivos, elevar a pressão arterial ou causar lesões na pele. Por isso é sempre necessário, além de procurar uma literatura confiável sobre o seu uso, buscar a orientação de

um(a) aromaterapeuta.

Então, que tal buscar as ervas e óleos essenciais como alternativa para o seu equilíbrio pessoal? Permitir-se descobrir toda a riqueza que a natureza nos proporciona , pode te surpreender!





Adriana Brisa é Mãe, Artista Plástica , Aromaterapeuta e Amante da natureza e do vento, suave ou forte, que impulsiona a voar e ver a vida de outros ângulos. Ativista na arte do permitir-se seguir a própria natureza essencial.


Brisa Ervas - Artes, Ervas e Aromaterapia adrianademio@gmail.com (41) 98406-8932 Instagram @brisaervas

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page