Buscar
  • Luo Pan

2020 e a Parada Forçada

Atualizado: Jul 2

Como vocês já sabem o ano de 2020 é regido pelo Rato, segundo a cosmologia chinesa, e como o ágil iniciador que é ele chegou colocando toda sua velocidade de raciocínio e ação em tudo que vivemos. Desta vez, atipicamente, não consegui escrever antecipadamente o texto sobre as dinâmicas trazidas pela frequência vibracional do regente de 2020, como sempre fiz nos últimos 12 anos. Apenas quem conseguiu participar das nossas Vivências de Ano Novo, que ouviu um pouco sobre as dinâmicas do Ano do Rato e já aplicadas ao próprio mapa pessoal. Mas com os acontecimentos dos últimos dois meses tomando as proporções que estamos todos assistindo e vivenciando, e também por pedidos de vários de nossos clientes achei que seria interessante escrever sobre o ano de 2020 e o que a ciência-arte BAZI, que é o estudo dos 4 Pilares do destino, diz sobre este ciclo de “365 dias” regidos pelo Rato de Metal Yang, mesmo agora alguns meses depois do seu início.




O que já tínhamos trazido como informação de forma geral para todos é que o ano do Rato de Metal traz a todos nós um período de muitas oportunidades no campo das realizações. O Rato é o iniciador, é o primeiro no ciclo do calendário chinês. Com ele na regência das frequências vibracionais do ano entende-se que é tempo de começar projetos, negócios, parcerias e tudo que viemos organizando e plantando nos últimos anos. Mas dentro dos estudos da cosmologia chinesa nós nunca ficamos presos a apenas um ponto de observação das coisas, a cosmologia chinesa é de olhar sistêmico, portanto sempre vamos buscar o olhar inteiro, o olhar para todas as faces do fluxo terrestre e celeste: Yin&Yang. Ao avaliar os dois Hexagramas do Rato (todo arquétipo animal do zodíaco chines tem dois hexagramas, um Yin e um Yang), pelo I Ching, temos o seguinte:


O hexagrama número 7, Shi que é conhecido também como “O Exército”, "Tropas" ou

Foto: I Ching - Livro das Mutações Alayde Mutzenbecher

então “Multidão” traz para o planeta as dinâmicas das lutas das forças coletivas, que pedem liderança, disciplina e perseverança para vencer as “batalhas” e conflitos que se apresentam no caminho. E além dele, temos o hexagrama 12, Pi “A Estagnação” ou “Obstrução” que com suas paradas forçadas pede precauções, reavaliações e ponderações antes de seguir adiante. E então, vemos descrito nas linhas mutáveis do I Ching exatamente o que estamos vivendo enquanto humanidade no planeta hoje.

Antes de prosseguir no próximo ciclo que o Rato inicia (já que ele é o primeiro de 12) precisamos parar, rever, repensar. Anos de Rato são tradicionalmente marcados por inovações em várias esferas da sociedade e com muita prosperidade e chances de ganhos em vários níveis para todos. Até aí nada de muito diferente, todo ano seguimos focados em prosperar em alcançar novos degraus na escada do crescimento, mas a questão é que enquanto humanidade, muitas vezes isso é feito no "piloto automático" e o Rato vem para inovar, para fazer diferente, para alcançar novos patamares de evolução, e o “piloto automático” não combina nada com ele. O que estamos vivendo agora é exatamente o que precede a expansão e a evolução: o caos!





O Rato é famoso pela sua velocidade, tudo acontece muito rápido durante seu reinado (como estamos todos podendo sentir e vivenciar), por isso se organizar e estabelecer claramente as metas com cronogramas é essencial durante todo o ano. Quem está mais organizado internamente consegue lidar melhor com os fluxos e desafios que se apresentam durante o período. Como intrinsecamente ele (o Rato) vibra na frequência

do elemento Água, que na leitura da MTC e da Astrologia Chinesa rege os rins, o ouvido, a gengiva, além de todos os fluídos do corpo e as emoções, é importante um olhar especial para estes órgãos e um cuidado também especial com os corpos mental e emocional. A emoção associada ao elemento Água é o medo, portanto esse é o maior desafio em termos emocionais para todos em 2020. Em nível coletivo, invariavelmente vamos nos ver questionando modelos, valores e princípios e isso nem sempre de uma maneira tão suave, principalmente para quem nasceu em anos regidos pelo Cavalo, Macaco, Javali, ou Tigre. Então, para quem conhece seu Elemento Equilibrador (falamos sobre eles aqui) dentro do seu Mapa de 4 Pilares do Destino – Ba Zi, a orientação é: “use e abuse” dele!

Por conta da estrutura do binômio que se forma com a regência do Metal sobre este Rato de 2020, temos um ano menos “pacífico” do que os regidos por outros elementos, já que o Metal Yang imprime seu tom mais agressivo às Águas internas que fluem no arquétipo do Rato, que de “águas rápidas de rios caudalosos passam a águas

imponentes de um mar revolto”. Além disso, como o Elemento Fogo está totalmente ausente das dinâmicas frequenciais desse ano, toda essa potência da Água do Rato fica sem nenhum tipo de controle, o que sinaliza desastres naturais envolvendo as águas, portanto temporais com chuvas fortes, inundações e tsunamis, por exemplo. Ao mesmo tempo a concentração grande dos Elementos Água e Metal enfraquece o Elemento Terra o que pode ainda causar grandes terremotos, desabamentos de construções, deslizamentos de terra. A mensagem que fica com essas avaliações é a que devemos ser resilientes como o Rato, devemos nos dedicar às nossas atividades com autodisciplina e perseverança, mantendo o estado de presença para saber quando é hora de parar, concentrar forças e traçar estratégias para direcionar sua energia vital continuamente e conseguir assim os melhores resultados. Os textos do I Ching sobre os hexagramas do Rato nos auxiliam a compreender o momento pelo qual estamos passando agora, com o mundo todo em quarentena:

“O ser superior deve adequar-se as circunstâncias e não rebelar-se contra aquilo que está além das suas forças, ou que é imposto pelas condições do momento. Durante a Estagnação, é fundamental saber que o outono prepara a primavera, por isso, a Adversidade que obriga a parar deve ser utilizada para dedicar-se aos assuntos menores, para estabelecer prioridades que possibilitem um melhor aproveitamento quando os caminhos voltem a se abrir.”

I Ching Livro das Mutações - Sua Dinâmica Energética, Alayde Mutzenbecher.

É tempo de recolhimento, não só fisicamente como estamos fazendo em quarentena, mas mais importante ainda é o recolhimento que nos leva para dentro, para avaliar nossos sentimentos, nossos valores, nossos costumes e comportamentos. Porque no ciclo ininterrupto de Yin&Yang da vida após o recolhimento vem a expansão e assim seguiremos até que seja oportuno novamente colocar-se em movimento.



#anonovo #anonovochines #zodíacochines #Iching #astrologia #coronavirus #pandemia #parada #yinyang #4pilaresdodestino #BaZi #AnodoRato #terapias #terapiasholísticas #terapiasintegrativas

Renata Ayra Terapeuta complementar, curiosa e estudiosa de assuntos relacionados à mente e comportamento humanos, há mais de 10 anos estuda a relação Homem x Ambiente, ministra cursos, oficinas, palestras e presta consultorias residenciais e comerciais focadas no autoconhecimento, no fortalecimento do poder pessoal e qualidade de vida. Há mais de 20 anos participa de grupos de meditação e projetos voltados a expansão da consciência, desenvolvimento espiritual e ascensão.

Renata Ayra - Atendimentos Individuais - Oficinas - Vivências Autoconhecimento| Astrologia Chinesa| Meditação| Ascensão Constelação Sistêmica | Feng Shui Clássico Chinês |Apometria Quântica http://www.luopanconsultoria.com / renata@luopanconsultoria.com

41 9 9116-9245 (whatsapp)

0 visualização
  • Instagram Luo Pan
  • Facebook Social Icon
CONTATO


luopan@luopanconsultoria.com
Skype @Luopanconsultoria

Curitiba - Paraná - Brasil

  • logo_luopan-1
LUO PAN

Autoconhecimento
Feng Shui -  Astrologia Chinesa   Meditação - Ascensão 

Apometria Quântica para Ambientes - Alinhamento da Energia Pessoal
 Cursos -Oficinas - Palestras

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

© 2018 por Luo Pan Artes e Ciências Orientais. Criado com Wix.com